+55 81 3418-1180
Rua do Riachuelo, 105 - Recife-PE
contato@bastademortesnotransito.com.br
Top

Estatísticas da Violência

Os números da violência no trânsito do Recife são estarrecedores. A situação é ainda mais preocupantes pela falta de dados confiáveis. Neste site, utilizamos duas fontes de dados oficiais, porém ambos incompletos: da prefeitura da Cidade do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Datasus, sistema do Ministério da Saúde.

Os dados da CTTU correspondem apenas às mortes por colisões e atropelamentos registrados por seus agentes, excluindo-se as ocorrências de trânsito registradas pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Já os dados fornecidos pelo Datasus, com dois anos de defesagem, têm origem nas informações dos hospitais do Sitema Único de Saúde (SUS), mas não fornecem filtros que permitam isolar as informações de mortos e feridos graves no trânsito do Recife, dando apenas um panorama geral das vítimas socorridas nos hospitais da cidade do Recife.

Estamos enfrentando um grave problema de saúde pública – considerado uma epidemia -, com uma incerteza que nos leva a crer em números bem piores, dado a quantidade sempre crescente de veículos nas ruas, ao mesmo tempo em que há poucas mudanças na infraestrutura da cidade. É extremamente necessário que os dados municipais estejam disponíveis ano a ano e de maneira qualificada. Para entender o problema e melhor combatê-lo é preciso saber, além da quantidade de mortes, em que modal essas pessoas morreram, onde e em que circunstâncias ocorreram as mortes.

Compartilhe: